sexta-feira, 1 de julho de 2011

Baseado em qual critério? Qual a periodicidade?

A última edição do jornal Baseado na História do Centro Acadêmico dos Estudantes de História (CAEH), por exemplo, saiu no primeiro semestre de 2010. E depois? Onde foram parar os textos dos alunos que enviaram no segundo semestre do ano passado? Muitos queixam-se de ter enviado material sem que houvesse aproveitamento. Outros alegam que foram cortados parágrafos inteiros de algumas produções, retirando o sentido do contexto da pesquisa. Quem faz a edição? E os cortes?   

Quando propomos publicar resumo/síntese dos trabalhos e a íntegra em um blog específico do DA de História é porque acreditamos que ajuda a estimular e a fortalecer a pesquisa, com o desenvolvimento de artigos científicos e outros estudos mais aprofundados. Agora, quando as ideias estiverem em tamanho possível de publicar na íntegra, não tem o porquê não fazer isso na edição impressa. Temos dois jornalistas na Chapa 2, formados, pós-graduados e com vasta experiência na imprensa regional em reportagem e edição, ou seja, habilitados para fazer essa troca de ideias com os autores, bem como para melhorar a diagramação, o design gráfico da nossa publicação.


Concebemos as redes sociais e as formas de comunicação alternativa, gratuitas na Internet, como ferramentas importantes para fazer ouvir a VOZ DO COLETIVO. Não é uma visão elitista, como acusa a Chapa 1, mas uma visão democrática, de quem acredita nessas ferramentas de comunicação como aliadas para contrapor ao modelo de imprensa vigente e para compartilhar informações de interesse dos acadêmicos.

É preciso ter Atitude, ousadia. Essas plataformas de comunicação não podem estar dissociadas da formação acadêmica, onde pulsa o pensamento e o conhecimento teórico. Acreditamos que podemos contribuir, sim, ao utilizar esses recursos, para fortalecer e fazer ecoar as lutas e as bandeiras do MOVIMENTO ESTUDANTIL, tornando o CAEH protagonista da História dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário