quarta-feira, 29 de junho de 2011

Atitude VirAção levanta o debate sobre o apagão intelectual no curso de História

O debate de ideias qualifica qualquer processo e fortalece os movimentos sociais. Fiquei feliz em ver a Chapa 1 para o DA de História da UCS adotando em seu material muitas das propostas apresentadas pela Chapa 2, intitulada Atitude VirAção, da qual faço parte.
                                                                                              
                                                                                             
Por ser tratar de situação, a Chapa 1 já poderia ter implementado muitas das propostas apresentadas pela Chapa 2, como, por exemplo, iniciar o debate em torno do apagão intelectual que o curso vem sofrendo com a saída de professores e a não-reposição de outros docentes, o que acaba prejudicando a pesquisa, a formação e a qualificação profissional, além de trazer sobrecarga aos demais professores.


Essa situação vem ocorrendo nos últimos cinco anos, mas ganhou destaque neste processo eleitoral a partir do debate levantado pela Chapa 2 no início e ao longo deste semestre, antes da composição da nominata do grupo.  Cabe ressaltar que antes disso não havíamos vislumbrando qualquer debate em torno da precarização do curso ou qualquer manifestado de protesto à situação, de cobrança junto à reitoria, ou de chamamento do colegiado para colocar esse tema em pauta, na ordem do dia.


Propomos desencadear um movimento intenso para reverter essa situação e para fortalecer e qualificar o nosso curso.                  
                                                                                      
Outro ponto que destacamos em nossa campanha é a abertura do jornal Baseado na História para publicação de síntese/resumo dos textos e artigos de todos os acadêmicos, com a criação de um blog para colocar a íntegra dessas produções e outras que os alunos julgarem necessárias.


Essa é só uma parte das ideias e propostas que temos para qualificar o curso de História e a nossa formação como futuros professores ou pesquisadores.

Conheça as propostas da Chapa 2, tome uma Atitude e venha fazer parte desta VirAção. Faça parte desta História. Participe do debate desta quarta-feira, às 20h, no auditório do Bloco H.

Nenhum comentário:

Postar um comentário