terça-feira, 28 de junho de 2011

Manifesto da Chapa 2 denuncia apagão intelectual no curso de História da UCS

O curso de História da UCS está na iminência de um apagão. O sinal de alerta foi acionado nos últimos cinco anos com a saída de professores catedráticos importantes para a qualificação do ensino como Arthur Barcellos, José Alberione dos Reis, Rejane Jardim e Loraine Slomp Giron.


                          Fotos Soraya Maia 
Atitude VirAção é o nome da Chapa 2 para o DA de História


Esse capital intelectual simplesmente desapareceu do curso, sem qualquer movimento para pressionar a reitoria a contratar outros docentes para ocupar essas vagas abertas. O cenário futuro não é nada animador se continuarmos a aceitar de braços cruzados a saída de mestres fundamentais na socialização de conhecimento e na formação de historiadores qualificados. Pelo menos duas outras professoras estão encaminhando as suas aposentadorias, ampliando esse hiato desabonador.

Esse manifesto não é um documento de repúdio, mas um contraponto às formas de gestão como vem sendo conduzido o DA de História. Não dá, enquanto movimento estudantil, para silenciar diante desses fatos que sinalizam para o enfraquecimento do curso de História e, consequentemente, para a formação dos futuros professores e historiadores que sairão da academia.

Não podemos assistir na inércia e com apatia esse esfacelamento do ensino superior.  Com as fendas abertas na área do conhecimento específico, outro problema tem despontado no curso. Professores com especialização e linha de pesquisa em áreas específicas estão sendo sobrecarregados, tendo de assumir turmas de outras disciplinas sobre as quais não detêm o conhecimento aprofundado. Os docentes não são os culpados desta realidade, deste quadro negro. Mas, nós, acadêmicos de História, não podemos nem devemos aceitar essa imposição da reitoria, que precariza o ensino na UCS, que, por sua vez, vai refletir em outra ponta: na rede de ensino pública ou privada que vai absorver esses profissionais e até nas organizações onde os nossos historiadores do futuro vão atuar.

Temos de tomar medidas concretas e urgentes para reverter esse cenário desolador que paira sobre o curso de História da UCS, no auge dos seus 50 anos. Temos autoridade, enquanto DA de História, de liderar esse movimento e de promover esse debate na UCS, dando vez e voz a todos acadêmicos e participando ativamente do colegiado do curso de História, onde passam todas as decisões pertinentes ao curso. Mas, infelizmente, esse não foi o caminho adotado pela atual gestão que hoje nos representa.

Precisamos ainda promover uma grande debate junto às prefeituras e legislativos da região para lutar por mudanças na lei dos concursos públicos, que obrigam historiadores a estudarem e ministrarem aulas de Geografia e vice-versa sem que os profissionais tenham formação em uma ou outra área. Os concursos seguem ainda os modelos do passado, quando os acadêmicos cursavam seis anos para atuarem como professores de OSPB (Organização Social e Política do Brasil) e Moral e Cívica. 

Integrantes da Chapa 2 - Atitude VirAção participaram ativamente da escolha
dos delegados para o Congresso da UNE, elegendo 16 representantes 


Por isso, nós, da Chapa 2, intitulada Atitude VirAção, nos apresentamos como alternativa neste processo eleitoral para promover esse debate de ideias com os colegas do curso de História. Queremos fazer uma gestão democrática e diferente frente ao DA de História para que a nossa história seja escrita de forma diferente e não por caminhos tortuosos.


  
Pensata
 “Os homens fazem a sua própria história, mas não o fazem como querem... a tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos”.
Karl Marx




Quem é quem

Chapa 2

COORDENADOR: Jônatas Herrmann Dornelles (Caxias do Sul)
1° VICE: Andréia Chemello (Caxias do Sul)
2° VICE: Vinícius Passarella (Caxias do Sul)
1° TESOUREIRO: Yuri Vanzin (Caxias do Sul)
2° TESOUREIRO: Cláudio da Costa (Veranópolis)
1° SECRETÁRIO: Roberto Carlos Dias (Caxias do Sul)
2° SECRETÁRIO: Danúbia Otobelli (Flores da Cunha)



Veja quem está com a chapa 2

Rafael Bueno (Caxias do Sul). Sharon Vieira (Caxias do Sul), Kleber Teixeira de Souza (Caxias do Sul), Daniel da Silva (Bento Gonçalves), Marcelo Pozzer (Farroupilha), Fransua Francischetti Melo (Caxias do Sul), Guilherme Griebler (Caxias do Sul), Danieli Carolini Kuze (Caxias do Sul), Diego Angeli (Caxias do Sul), Maria Goreti de Medeiros Stoffelshaus (Caxias do Sul) Fabiano Rolim (Nova Petrópolis); Wellington Rafael Balen (Caxias do Sul) Camila Stuani (Flores da Cunha), Carlos Sandi (Caxias do Sul), Daniela Barbosa Maino (Caxias do Sul), Denise de Souza (Caxias do Sul), Elis Regina Teixeira Vivian (Caxias do Sul), Leonilda Maria Teixeira (Caxias do Sul), Gisele Lumertz de Souza (Caxias do Sul), Juliana Zanettini (Caxias do Sul), Mateus de Medeiros (Caxias do Sul), Nadini Vacari (Caxias do Sul), Patricia Smaniotto (Farroupilha), Silesia Catia da Silva (Flores da Cunha) Vanessa Francescato (Caxias do Sul), Roseclei Dutra (Caxias do Sul), Rita Braga da Silva (Caxias do Sul), Vanessa Dallegrave (Caxias do Sul), Roque Júnior (Caxias do Sul).



Nenhum comentário:

Postar um comentário