domingo, 12 de junho de 2011

Câncer coloca a aguerrida Geci Prates em coma

É com muita lastima que recebi a notícia sobre a gravidade do quadro de saúde de Geci Prates, 68 anos, que encontra-se internada no Hospital Saúde. Geci trava uma luta há mais de seis contra câncer e está em coma desde sexta-feira. Olívio Dutra esteve há duas semanas em Caxias, visitando-a e convidando-a para o seu aniversário de 70 anos, completados na sexta e comemorado no sábado. Geci queria muito ir ao aniversário de Olívio. Já tinha comprado roupa e uma peruca nova, mas a agressividade do câncer a fez tombar. A doença começou na mama, passou para os ossos e chegou ao cérebro.

Olívio Dutra está chegando daqui a pouco, neste domingo, dia 12 de junho, no Hospital Saúde para visitá-la.
  
O PT não seria o PT de hoje se não tivesse militantes tão aguerridas como Geci, que iniciou sua participação política nas Juventudes Operárias Católicas (JOCs). Fui integrante da JOC, na década de 80, e lembro-me dos produtivos debates protagonizados por Geci para que a classe operária travesse a luta por mais direitos.

Sindicalista, Geci foi fundadora do PT, junto com Lula e Olívio Dutra, e da CUT. Foi a primeira mulher candidata a vice-governadora do Rio Grande do Sul, em 1982, ao lado de Olívio Dutra. Trabalhou nas prefeituras de Caxias do Sul e de Porto Alegre e é uma das responsáveis pela recuperação da Usina do Gasômetro, hoje um dos espaços culturais mais significativos da Capital.

A história e a militância de Geci, que chegou inclusive a presidir ao PT caxiense, rende, sem dúvida, uma bela obra sobre a participação da mulher na política e na militância sindical.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário