quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Será nuvem passageira a onda de privatizações na saúde pública?

Saúde pública em Caxias do Sul: uma parceria que deu certo entre a secretária Maria do Rosário Antoniazzi e a iniciativa privada, ops, as associações filantrópicas. A gestora da pasta tomou a iniciativa de privatizar, ops, terceirizar o Samu e esqueceu-se de avisar o artilheiro, o zagueiro, o centroavante e o goleiro na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.

É óbvio que a administração pública não precisa comunicar aos nobres pares cada edital lançado na rua, mas quando o tema é explosivo é de estranhar um agente gestor não buscar o apoio de sua base, para dar sustentação à proposta antipática.

Para complicar a situação da saúde, que já está caótica, a líder do governo Sartori na Câmara de Vereadores, Geni Peteffi (PMDB), disse que desconhecia o edital. E sacou do seu bisturi político para fazer uma incisão cirúrgica com precisão no rim da secretária Maria do Rosário em cima do diagnóstico privatização do Samu:

“Fiquei surpresa quando abri o jornal e vi o que estava acontecendo. E eu estranho essa atitude da secretária. Ela é passageira como secretária.”

Essa expressão de Geni lembrou-me uma música de Jessé: “Nuvem passageira.” Será que com o vento se vai?



Mauro Pereira (PMDB), colega de bancada de Geni, também mostrou-se estarrecido:

“Eu também fiquei sabendo dessa notícia (edital de licitação) pelo jornal. Não sei nada, não tenho nem noção.”

As posições explosivas de integrantes da base do governo surgem bem no dia em que a comissão criada na audiência pública de segunda-feira mantém encontro com o Ministério Público (MP), às 14h. O que fará o MP? Qual será a decisão do Judiciário?

Com tanta gente da base sem noção do problema, será que o prefeito Sartori sabia da extensão da sanidade mental desse edital licitação para terceirizar os serviços do Salvar Samu?


“Nossa sanidade mental não é definida pelo quão loucos somos para o mundo, e sim o quão confusos somos para nós mesmos.”

Pedro H. F. Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário