quinta-feira, 25 de agosto de 2011

50 anos da Legalidade: honras a Leonel Brizola

O dia 24 de agosto é marco histórico importante na memória do nosso país, porque marca o suicídio do ex-presidente Getúlio Vargas. Mas, o dia 25 de agosto, tornou-se uma data especial por ser uma referência de luta pela democracia e contra o autoristarismo. É neste dia que se comemora o início da única mobilização popular da América Latina que conseguiu evitar um golpe militar.
A chamada Campanha da Legalidade garantiu em 1961 que, ao contrário dos desejos dos militares, o vice-presidente João Goulart voltasse ao país e assumisse como presidente após a renúncia de Jânio Quadros.
Neste ano de 2011estamos celebrando 50 anos da Legalidade, sendo as comemorações um reconhecimento da história do Brasil e do legado de Leonel Brizola, ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-governador do Rio de Janeiro, que encabeçou a Campanha pela Legalidade.
O show da vida contínua. Em homenagem a esse líder, compartilho vídeo de direito de resposta de Leonel Brizola contra Rede Globo no JN de 15 de março de 1994.






Nenhum comentário:

Postar um comentário