sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Jesus vive em Caxias pedindo nas ruas da cidade

Jesus vive em cada esquina da vida. Depende do nosso olhar. Esse chama-se, ou pelo menos é conhecido, Jesus. Ele te representa ou não? A mim, representa, porque é o retrato fiel da exclusão social, de quem pede nas ruas da rica Caxias do Sul comida, não dinheiro para a bebida. Fica a dica do olhar.

Quando publiquei a foto com a postagem acima no Facebook, a imagem acirrou um debate salutar. Muitos se manifestaram com sentimento de solidariedade. Outros apontaram recusas e resistências de Jesus em receber ajuda quando abordado.
Mas, se cometeu algum pecado, é a prova real que pagamos aqui, na sociedade cristã-ocidental, e não num plano que não conhecemos e muitas vezes duvidamos.
Por isso, é salutar o debate, porque sempre surgem informações novas, que não conhecemos e são importantes. Mas o trabalho social e de políticas públicas necessárias são o maior desafio, porque requer investimento e muita persistência, mas vivendo na nossa sociedade moralista e cristã, gosto da máxima bíblica: atire a primeira pedra quem nunca errou na vida.

Eu, particularmente, já paguei vários cafés com pastel para o Jesus, e ele aceitou. Ainda quando fiz essa foto observei um rapaz entregando a ele um pacote de biscoito e igual ele aceitou. Talvez, às vezes, que negou ou recusou tenha suas motivações, desconfiança ou dificuldade da primeira abordagem com o desconhecido que se apresenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário