sábado, 28 de julho de 2012

Reflexões sobre a campanha eleitoral no mundo virtual


Em meio à polêmica instalada sobre o uso das redes sociais, em especial o Facebook, como instrumento de campanha eleitoral, resolvi compartilhar minhas impressões sobre o tema. Respeito a opinião dos que discordam e também dos que concordam com a política no Facebook e em outras redes sociais, como o Twitter. A Internet é o maior instrumento da democratização da comunicação que tanto lutamos e buscamos, porque tem plataformas gratuitas, como a blogoesfera que vem fazendo transformações em países democráticos, mas também onde há regimes totalitários.



O Barak Obama, presidente dos EUA, é o maior exemplo da importância das redes sociais como plataformas eleitorais bem-sucedidas. Exemplo esse que vem sendo seguido no Brasil e no mundo. Não discutir política com o eleitor digital é como admitir que a Internet não existe.


Podemos não gostar de alguns políticos, e compreendo a descrença de boa parte da população com a classe política, mas devemos Amar Política como essência de conhecimento e referencial teórico, porque Ela está presente inclusive no ar que respiramos, se é poluído ou não é por conta da política.

O preço do arroz, do feijão, da carne, do pão, da luz, da água, da roupa, do calçado...Tudo é política. É com essa leitura que compartilho minha posição de que a política deve fazer parte das nossas conversas do cotidiano, sejam elas virtuais ou reais, dentro dos princípios do regime democrático do Direito e, principalmente, do respeito às pessoas.


É verdadeiro também que muitos políticos precisam se atualizar. Não dá para postar banner, santinhos, nas redes achando que é uma mera transposição do material de rua para a rede. Isso torna o tema piegas, invasivo e chato, de certa forma. Também tenho a plena compreensão que principalmente o Facebook virou um canal de relax, descontração, mas não deixa de ter grande importância e relevância na formação de opinião. Tanto é verdade que os próprios veículos de comunicação tradicionais, como jornais impressos, estão com endereços na rede para compartilhar matérias de política e de outros temas relevantes na construção da sociedade.

A linguagem na Internet é outra e é preciso ter conteúdo, conhecimento e sabedoria para que todos se sintam motivados a exercer a Cidadania do Direito do VOTO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário