segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Inauguração da Fundação Maurício Grabois Serra Gaúcha reúne mais de 150 pessoas

 Com o auditório do Salão de Atos da Reitoria da Universidade de Caxias do Sul (UCS) lotado por mais de 150 pessoas, a Fundação Maurício Grabois instalou seção inédita na Serra Gaúcha na última sexta-feira, dia 16 de setembro. A inauguração ocorreu com palestra com o seguinte título: “O declínio do capitalismo no mundo contemporâneo e os reflexos da crise econômica internacional no Brasil a partir da revisão de teses marxistas.” A temática foi abordada pelos debatedores Maria Carolina Rosa Gullo, doutora em Economia, Raquel Sebastiani, mestre em Sociologia, e Lécio Morais, mestre em Ciência Política e coordenador da assessoria da Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados.

                                                         Fotos Paulo Pasa/Divulgação
Roberto Carlos assume coordenadoria-geral da Grabois Serra


O evento contou ainda com participação do diretor administrativo e financeiro da Fundação, Leocir Costa Rosa, e do coordenador da seção da Grabois no Rio Grande do Sul, Daniel Sebastiani.  Entre a numerosa plateia formada por acadêmicos de diversos cursos superiores, docentes e lideranças de movimentos sociais, estavam o deputado federal Assis Melo, o presidente do PCdoB caxiense, Silvio Frasson, o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil do RS (CTB-RS), Guiomar Vidor, o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs), Roque Grazziotin, entre outras autoridades. A palestra teve mediação do jornalista e acadêmico de História Roberto Carlos Dias, empossado como coordenador-geral do núcleo da Fundação Maurício Grabois Serra Gaúcha.

Assis Melo (camiseta branca) e Silvio Frasson (E, de jaqueta jeans) atentos ao debate


Antes da palestra, Leocir e Sebastiani falaram em nome da fundação. O dirigente nacional destacou que o papel central da fundação é capilarizar as ideias ao mencionar a existência de mais de 24 mil fotos e mais de 30 mil documentos que estão sendo digitalizados no Centro de Documentação e Memória (CDM). As publicações da fundação, prosseguiu Leocir, priorizam temas como meio ambiente, economia e desenvolvimento, além de servir como importante instrumento de formação política por meio da escola, que já capacitou 2,5 mil pessoas. Sebastiani endossou as palavras de Leocir e elogiou a iniciativa da Serra de constituir uma seção própria. 

Leocir, diretor da Maurício Grabois, destacou a capilarização de ideias
  

Após, as considerações dos representantes da Grabois, Raquel fez uma abordagem voltada ao contexto histórico, da origem do capitalismo no mundo, com uma crítica acentuada na confusão que esse sistema cria entre bancos e empresas monopolistas, que tratam o trabalho como mercadoria. 
Maria Carolina discorreu sobre o impacto com olhar na economia regional e na geração de empregos.  A palestrante dividiu com a plateia que se fosse questionada sobre qual a crise que mais lhe preocuparia não teria dúvidas em afirmar ser a Européia.

“Há cinco, sete anos, ninguém falava do Brasil, Rússia, China e Índia. A geopolítica mudou. O que me preocupa é a crise além-mar. Importamos da China, mas também importamos muito da Itália Com isso o reverso pode acontecer, com imigração acentuada de mão de obra vinda para todos os lugares”, alertou Maria Carolina, destacando que o crescimento na região foi menor, mas em contrapartida a indústria a teve a maior média de crescimento.

Professora Maria Carolina (D) e Raquel (E) relacionaram origem do capitalismo 


Já Lécio Morais abordou os reflexos da crise internacional no Brasil, com considerações sobre a experiência de 2008 e a expectativa atual. O cientista político considera a crise atual um reforçamento da de 2008.

“O que o Brasil passou em 2008 não foi barato. Perdemos todo o crescimento de 2009. Os investimentos permitiram que o governo saísse com o prejuízo muito pequeno. O governo Lula teve a ousadia de fazer políticas que nunca aconteciam. A crise é própria do capitalismo. Essa crise de 2008 é mais devastadora, talvez, se comparada à da década de 30. Enfrentamos a crise com ousadia e a experiência nos ensinou que temos condições de enfrentar a crise atual, que antes era só do centro capitalista, mais preparados.”

Lécio Morais contexttualizou atual crise com a de 2008


Na condição de membro titular da Comissão do Trabalho, Administração e do Serviço Público, o deputado Assis Melo considerou importante o debate e a contribuição da Fundação Maurício Grabois, mas fez uma ressalva que a crise não pode ser vista apenas no espectro econômico, mas também sobre o ponto de vista político.

“Temos de debater como o pré-sal, por exemplo, pode ajudar no enfrentamento da crise”, sugeriu o deputado.  

Antes de encerrar a atividade, Roberto Carlos apresentou os demais coordenadores que o ajudarão a colocar em prática os projetos e objetivos da Grabois Serra Gaúcha.



 

Coordenações da Fundação Maurício Grabois Serra Gaúcha*

Coordenação-Geral: Roberto Carlos Dias (Jornalista diplomado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Pós-graduado em Comunicação Jornalística, com linha de pesquisa voltada à interferência da mídia na decisão do voto, tanto em eleições como votações de projetos polêmicos na esfera Legislativa, em âmbito nacional, estadual e local. Atualmente, cursa História na UCS, tendo pesquisa direcionada à negação do conceito de Feudalismo no Brasil a partir da obra de Caio Prado Jr. Trabalhou por 20 anos na imprensa caxiense, nos jornais diários Folha de Hoje e Pioneiro. Nesse último, ficou por quase 15 anos, exercendo as funções de repórter, editor e colunista de política).

Coordenação Política: Déo Gomes (Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e ex-vereador de Caxias do Sul por dois mandatos, no período de 1996/2004. Também presidiu o DCE da UFGRS, o PCdoB caxiense por longo período e a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul).

Coordenação de Projetos e Pesquisa: Dolores Sanches Wünsch e Vania Beatriz Melotti Heredia.
Dolores: (Graduação em Serviço Social pela Universidade de Caxias do Sul, mestrado em Serviço Social e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente, é professora do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Como assistente social, atuou na área de reabilitação profissional, previdência social, saúde do trabalhador e assistência social. É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde e Trabalho (NEST/UFRGS), com participação em pesquisas e estudos relacionados à saúde do trabalhador e à proteção social.

Vania Beatriz Merlotti Heredia: pós-doutora em História, coordenadora do curso de Licenciatura em Sociologia da UCS. Possui graduação em Ciências Sociais, sendo Bacharel pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984), e tendo também Licenciatura Plena pela mesma universidade (1984). Graduação em Curso de Estudos Sociais - 1º Grau Licenciatura Curta pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1982), graduação em Curso de Filosofia, licenciatura plena pela Universidade de Caxias do Sul (1973). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1978) e doutorado em História das Américas pela Universidade de Gênova-Sede Descentralizada em Turim, Itália (1992). Professora titular da Universidade de Caxias do Sul. Atuou como responsável pela Coordenadoria de Pesquisa da Instituição no período de 2002-2006. Atua na graduação e na pós-graduação dessa universidade. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Saúde e Sociologia do Trabalho, principalmente nos seguintes temas: idoso, trabalho, envelhecimento, história econômica do Rio Grande do Sul, história econômica de Caxias do Sul e estudos emigratórios. Atua no ensino superior desde 1974 e possui diversas publicações nas áreas citadas. Foi coordenadora da área de Ciências Humanas e Sociais da FAPERGS e participa de vários comitês editoriais. Faz parte da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e é membro do Instituto Histórico de São Leopoldo desde 2006.

Coordenação de Temáticas: Julice Salvagni e Ricardo Baldazzare.
Julice: (graduada em psicologia, especialista em gestão e mestre em ciências sociais – área na qual está encaminhando o doutorado. Atualmente, atua como psicóloga clínica e do trabalho e é docente de psicologia na Universidade de Caxias do Sul).

Ricardo Baldazzare: Graduação em Sociologia, especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA), mestre em História do Brasil (PUC). Atualmente, cursa graduação em Direito. É professor da UCS há 11 anos de disciplinas como Sociologia e Ciência Política, entre outras. É professor da rede de Ensino Municipal de Novo Hamburgo (RS) há 12 anos nas disciplinas de História e Geografia. Participa de vários movimentos sociais, como União de Associações de Moradores de Porto Alegre (UAMPA), FEGAM e Fracab.

Coordenação de Movimentos Sociais: Daysi Lange. Possui graduação em Licenciatura de História e mestrado em História do Brasil pela PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; e doutorado em Ciências da Comunicação pela Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos do RS). Atualmente, é docente da UCS. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, História do Rio Grande do Sul, e História da América Latina. Atua, principalmente, nos seguintes temas: História do Rio Grande do Sul (período colonial, República Velha, imperial e contemporâneo) e História da América. Estado e Sociedade no Brasil e a questão da cidadania; a (re) construção da identidade nos produtos culturais; História e mídia. Proposta de interação social e modelos de comportamentos em formatos televisuais através do Humor realizando análise de sitcom, sistema de resposta e cotidiano. É coordenadora da Unidade de Aprendizagem Universidade e Sociedade, subcoordenadora do Curso de História (Campus Vacaria) e coordenadora do Centro de Memória Regional do Judiciário (CMRJU), todos os cargos ocupados na UCS.

Coordenação de Formação: Paulo Roberto Wünsth (Licenciado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Especialista em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutor em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; professor da Faculdade de Integração do Ensino Superior do Cone Sul (FISUL-Garibaldi); professor da Universidade de Caxias do Sul; professor convidado do Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador da Faculdade de Serviço Social da PUC-RS; professor convidado do curso de Especialização em Família, Territorialidade e Proteção Social da Faculdade de Serviço Social da Universidade Luterana do Brasil (Carazinho); professor convidado do curso de especialização em Gestão de Políticas Sociais da UCS.

*A Grabois Serra Gaúcha terá ainda duas outras coordenadorias (de Comunicação e de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural) que já estão definidas, faltando ajustes na agenda de professores convidados para ocuparem esses espaços. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário